Mais artigos Adufes

Base da Adufes comparece às urnas no segundo dia das eleições do Andes-SN

Porcentagem de votantes oscilou nos dois primeiros dias. Votação acontece até sexta (6).

Em formato totalmente remoto, as eleições para a diretoria do Andes-SN acontecem, na Adufes, através de quatro salas virtuais desde terça (3). Docentes entram no sistema do sindicato  com número de CPF e são conduzidas/os a salas de identificação, em que estão mesários e fiscais. Recebem, na sequência, o link para votação, através de e-mail ou celular, conforme preferem.

Apesar de alguns problemas nos procedimentais técnicos – em nível nacional - no primeiro dia, a votação transcorreu bem, segundo Junia Zaidan, presidente da Comissão Eleitoral Local (CEL). “Tivemos cerca de 80 votantes no primeiro dia e 48, no segundo. Estamos trabalhando para que essa porcentagem aumente até esta sexta-feira, 6, último dia da votação", diz Junia, destacando que o comparecimento da categoria é imprescindível para fortalecer o Sindicato Nacional. A votação telepresencial desta sexta-feira ocorre de 9h às 21h.

Votação na sede da Adufes. A CEL montou suporte na sede do sindicato, em Vitória, para eleitoras/es que eventualmente precisem de computador e conexão para votarem. Hoje (quinta-feira,5), a estrutura estará disponível das 14h às 17h.  “Imprescindível que as/os eleitoras/es usem máscara e observem o distanciamento físico sinalizado na sala”, orienta a professora Marluce Simões, integrante da CEL. De acordo com a docente, as eleições do Andes-SN acontecem em momento muito grave, de duros ataques à categoria docente e ao conjunto do serviço público. “Seja qual for a chapa vencedora, a ida às urnas legitima a nova direção do Sindicato Nacional, que tem papel imprescindível para os enfrentamentos necessários”.

Mesários e fiscais. Trabalham no pleito mesários selecionados na comunidade da Ufes (estudantes, servidores técnicos e docentes) e fiscais indicadas/os pelas chapas concorrentes. “Uma das muitas diferenças em relação às eleições anteriores é que os suplentes precisam ficar de plantão, dada a probabilidade alta de interrupções na conexão e outras intercorrências ligadas à natureza virtual do processo”, lembra o diretor da Adufes, Edson Cardoso, que também atua na CEL.

O treinamento dos mesários aconteceu no último sábado (31) e foi repetido na manhã de segunda (2) para quem não compareceu no fim de semana. Em várias sessões nacionais de capacitação, a empresa contratada pelo Andes-SN para prestar o serviço de plataforma e suporte ao sistema credenciou e orientou os mesários (titulares e suplentes).

O professor Fábio de Castro, também integrante da CEL, ressalta que o processo eleitoral tem sido um sucesso. “Temos garantido o direito e o acesso ao voto a todas/os sindicalizadas/os que estão respondendo ao chamado da democracia. Todo o trabalho e o custo dispendido no processo eleitoral está valendo a pena”, finaliza.

Saiba como votar nas eleições do ANDES-SN:

Tutorial em vídeo e Tutorial escrito

Instruções fornecidas no site do Andes-SN para votar

Fonte: Adufes

Adufes e Sinasefe-IFES levam movimento #VidaDeServidor das redes para as ruas



As pautas do movimento #VidaDeServidor estão ganhando as ruas em Vitória e também no interior do Estado. Quem está levando as ações 
das redes sociais para as ruas são a Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) e o Sindicato dos Servidores Federais da Educação do IFES (Sinasefe Seção IFES), realizadoras da campanha.

 

As entidades estão instalando faixas com frases relacionadas às pautas do movimento #VidaDeServidor na avenida Fernando Ferrari, em Vitória (campus de Goiabeiras da UFES), avenida Marechal Campos, em Vitória (campus de Maruípe da UFES), avenida Leitão da Silva, em Vitória (Reitoria do IFES), além dos campi de Alegre e São Mateus da UFES.

Nas fotos, você confere as faixas instaladas nos campi de Goiabeiras e Maruípe da UFES. A instalação contou com a participação do diretor do Sinasefe Seção Ifes Thalismar Matias Gonçalves, que é professor do campus Viana do IFES; e da presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, professora do Centro de Educação da UFES. 

#VidaDeServidor 
Fonte: Adufes

Divulgada a vencedora do 1º Concurso de Fotografia da Adufes

 

Das 56 fotos recebidas pela Comissão Julgadora do Concurso, 14 foram selecionadas e passaram por votação eletrônica entre 20 e 30/10.

O primeiro lugar ficou com a professora aposentada do Departamento de Psicologia, Ana Heckert, pela foto “UFES Viva” (foto acima). 

A segunda foto mais votada (ao lado), foi “Seu Nico e a perna de Pau”, do professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade, Gil Maulin. Todos os participantes receberão certificados de participação e kit com artigos do sindicato.

Com o tema “Cotidiano: rotinas, afetos, desafios e apostas”, a primeira edição do Concurso de Fotografia da Adufes teve por objetivo estimular a produção de fotografias como atividade cultural e artística entre as/os docentes e, ao mesmo tempo, personalizar a agenda com as produções da própria categoria. As 14 fotos ilustrarão os meses do ano - capa e contracapa da Agenda 2021, que será distribuída para todas/os sindicalizadas/os. 

Para a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, a ampla participação surpreendeu. “Foram 2.646 votantes -  lembrando que a mesma pessoa podia votar várias vezes, independentemente de ser  docente. No total, a votação livre do concurso obteve 3.757 votos”, disse, já pensando na segunda edição. 

De acordo com Ana, o conjunto de fotos foi marcado pela  pluralidade: fotografias em preto e branco, mas também  coloridas; do campus de Goiabeiras (Vitória) e do interior do ES; e ainda, o resultado da votação, em si, destacou a representatividade da categoria, pois o primeiro lugar foi ocupado por uma professora e o segundo, por um professor.

Capa e contracapa serão ilustradas pelo primeiro e segundo lugares do concurso. A Comissão Editorial, formada pelos Professores Ananda Carvalho (professora convidada), Ricardo Behr (representante do GT de Comunicação e Arte da Adufes) e Ana Carolina Galvão (representante da diretoria) definiu que  as demais imagens serão sorteadas quanto à ordem de colocação na abertura de cada mês da agenda. Para ver as 14 fotos selecionadas pela Comissão Editorial do Concurso, basta clicar aqui.

Fonte: Adufes

ANDES