Vídeo: delegação capixaba participa em Brasília do III ENE

O grupo leva importantes contribuições para o III Encontro Nacional de Educação que começou nesta sexta-feira (12) e termina no domingo (14). As propostas são frutos de debates ocorridos no ES e foram sistematizadas durante as 3 etapas regionais  preparatórias para o III ENE.

Assista ao vídeo da última etapa estadual ocorrida no 20 de março na sede da Adufes. O evento discutiu “Gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais”.

Mais de mil pessoas participam  do III Encontro Nacional de Educação, que foi aberto nesta sexta-feira (12) na Universidade  de Brasília (UNB)  com o tema central Por um projeto classista e democrático de educação. “ O III ENE tem como preocupação central a luta pela educação pública, gratuita, universal, laica, pautada nos interesses da classe trabalhadora”, destaca o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Representam o ES neste III ENE, os/as docentes Ana Carolina Galvão, Bernardete Gomes Mian, Fernanda Chiote, Francisco Mauri de Carvalho, Iguatemi Rangel,Juliana Melim, Leonardo Dutra, Maria Daniela de Macêdo e  Raphael Góes Furtado.

A caravana capixaba é composta também por estudantes e trabalhadores da Ufes, Ifes e outras redes de ensino. O grupo saiu do campus de Goiabeiras/Ufes, em Vitória, na manhã de quinta-feira (11/4), com retorno previsto na segunda. Os militantes participaram das etapas preparatórias e das reuniões organizativas no ES. 

Vitória realizou última etapa preparatória do ENE

Etapa Estadual do III ENE debate os ataques à educação pública e as perspectivas de luta

 ES realizou 1ª etapa preparatória para o III ENE

Confira aqui os eixos e suas ementas 

Escola sem mordaça

No sábado (13), após as atividades oficiais do III ENE, ocorrerá também uma plenária da Frente Escola Sem Mordaça.

Programação

12 – Sexta-feira

Manhã

08h00: Credenciamento /Acolhimento das caravanas

10h – 11h30: Mesa de Abertura

11h30 – 13h30: Almoço

Tarde   

13h30 – 17h: Mesa 1 – Debate: Capitalismo e Educação – Lutas internacionais e nacionais pela educação pública.

Debatedoras: Virgínia Fontes (UFF); Maria de La Luz Arriaga (México); Nara Cladera (França).

17h00 – 18h30: Jantar

Noite

18h30 – 19h00: Ato Cultural.

19h00 – 20h30min: Mesa 2 – Painel: Movimentos sociais e as experiências de educação popular no Brasil. Painelistas: MST, MTST, Rede Emancipa, Movimento Educação Popular – MUP, Luta Popular, Núcleo de Educação Popular – NEP 13 de Maio, NEABI

13 - Sábado

Manhã

08h30 – 11h30: Mesa 3 – Debate: Os ataques à educação pública e a reafirmação do projeto classista. Debatedores: Fernando Penna (UFF); Raquel Dias (UECE).

11h30 – 13h30: Almoço

Tarde

13h30 – 17h30: Grupos de trabalho

17h30 – 18h30: Jantar

14 – Domingo

Manhã

08h30 – 13h00: Plenária final

Fonte: Adufes 

ANDES