Adufes participa da I Semana da Educação do Campo CEUNES/UFES

O 2° vice-presidente da Regional Leste do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes) Ricardo Behr e vice-presidente da Adufes comporá a Mesa de Abertura I Semana da Educação do Campo e I Seminário Nacional de Estudos em Educação do Campo. Os eventos acontecem simultaneamente de quarta (12) a sábado (15), no Centro Universitário Norte do Espírito Santo/CEUNES em São Mateus.

A Mesa de Abertura será seguida de conferência da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Célia Vendramini, que abordará a “Existência e Resistência da Educação do Campo”. Na atual conjuntura política vivida no país, o tema é pertinente tendo em vista que o momento impõe a professores, pais e alunos do campo uma reflexão sobre as perspectivas educacionais. 

De acordo com convite enviado pela comissão organizadora à Adufes - que está apoiando o evento - serão abordados também as práticas pedagógicas e formação de professores da área, o diálogo de saberes tradicionais e científicos, agroecologia, movimentos sociais e educação do campo, dentre outros temas relevantes. Daí ser de suma importância a participação de docentes e estudantes, sobretudo do campo, como de outras licenciaturas.

“Promoveremos apresentação de trabalhos em pôster, mesas redondas, oficinas, minicursos, grupos de discussão com apresentações orais além do I Fórum Regional de Educação do Campo da Região Sudeste, que promoverá o amplo debate de questões ligadas diretamente à Educação do Campo, sobretudo da região sudeste”, ressalta a organização. 

A programação contará ainda com palestras de professores da Ufes, Ceunes e outras universidades brasileiras, como Maria do Socorro Silva (UFCG), Adelar João Pizetta (Ceunes), Lisete Regina Gomes Arelaro (USP), Igor Simoni Homem de Carvalho (UFRRJ), Rosana Cebalho Fernandes (ENFF), Tatiana Pires de Barrella (UFV), Leonardo Gama Campos (UFF), Záira Bomfante dos Santos (Ceunes/Ufes) e Luis Alejandro L. Gutierrez (UFMS), além do deputado federal Helder Salomão (PT-ES), que será representado pela sua assessora Laudiceia Schuaba Andrade.

Fonte: Adufes 

ANDES