Dia 29 de julho (terça-feira), às 14 horas, no Salão Multiuso da Adufes (térreo) todas e todos estão convocadas/os a participar da reunião do GT Carreira que vai debater e definir ações para barrar os retrocessos presentes na proposta que tramita no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) que, na prática, vai aumentar a sobrecarga de trabalho docente.
Apesar de ser uma reunião do GT Carreira, toda a categoria está sendo chamada, diante da gravidade da situação. Também estão sendo acionadas outras instâncias: Conselho de Representantes, Comissão Local de Mobilização (CLM), demais GTs e Diretoria.
O que está em jogo?
Um Projeto de Resolução do CEPE propõe modificar a normativa nº 60/1992 e, entre as alterações, um dos pontos mais graves é a mudança na forma de calcular a carga horária dos encargos de ensino das/os docentes. A proposta muda o fator multiplicador de 2,5 para 1,5 nas Atividades de Planejamento de Ensino. Essa alteração vai gerar ainda mais sobrecarga às/aos docentes, já exaustos e adoecidos.
A Adufes acompanha essa discussão desde 2021 e já contribuiu com propostas favoráveis à categoria, como a inclusão do fator 2,5 na minuta de 2021, pois o cálculo já é considerado, mas não está expresso em resoluções do CEPE. Contudo, versões posteriores do texto representam um retrocesso, excluindo ou reduzindo o fator sem se preocupar com a atual situação de trabalho da categoria.
Dados alarmantes da Enquete do Andes-SN sobre docentes da Ufes (com ampla participação da base da Adufes) demonstram como a situação já é insustentável, dando a noção do quanto pode piorar:
▪️ 79% trabalham além do previsto em seu regime
▪️ 84,5% se sentem sobrecarregados
▪️ 58,5% trabalham aos fins de semana
▪️ 48,1% relataram piora na saúde no último ano
Outro recuo é a retirada dos cargos da Diretoria da Adufes da proposta de Resolução. Como é sabido, o exercício da direção sindical não é atividade remunerada, não caracteriza afastamento da instituição, nem tampouco exime as/os dirigentes do cumprimento da jornada de trabalho junto à Ufes. Atualmente, a Resolução prevê dispensa de atividades didático-aula à/ao presidenta/e da Adufes (sem redução da jornada de trabalho) e autoriza a dedicação de até 20 horas semanais à/ao Secretária/o Geral da entidade.
Na minuta de 2021, as previsões para Presidência e Secretaria Geral foram mantidas e foi aceita a inclusão do cargo da Tesouraria Geral. Já na proposta de 2022 e no texto atual, houve retrocesso com a supressão completa de todos os cargos do sindicato. Isso evidencia um ataque ao movimento sindical, uma vez que inviabiliza que as/os professoras/es se dediquem com qualidade, tanto às atividades docentes quanto às demandas sindicais.
Anote
🗓️ 29 de julho (terça-feira)
🕑 14 horas
📍 Salão Multiuso (térreo sede da Adufes)
Pautas
– Informes
– Análise do Projeto de Resolução do CEPE que propõe alterar a Resolução nº 60/1992 e definição de ações para enfrentar os ataques à categoria docente
A participação da categoria é essencial para pressionar o CEPE por uma resolução que respeite as mínimas condições de trabalho das/dos professoras/es da Ufes. Vamos juntas/os defender nossos direitos!
Clique aqui e confira a minuta atual do Projeto de Resolução do CEPE.
Intérprete de Libras
A Adufes segue com o compromisso com a acessibilidade nos espaços e eventos do sindicato.
Sindicalizadas/os podem solicitar que seja disponibilizado intérprete de Libras durante as atividades. A solicitação deve ser comunicada com até 24h de antecedência ao evento/atividade por meio do e-mail secretaria@adufes.org.br
Espaço Infantil
*Exclusivo para filhas/os de docentes.
O sindicato garante Espaço Infantil para que sindicalizadas/os possam participar das atividades.
Para viabilizar a infraestrutura necessária, as/aos docentes com filhas/os de até 10 anos de idade devem preencher o formulário disponível no link – https://bit.ly/4bLj4Ld com até 24h de antecedência ao evento/atividade.
Atenção: será feito planejamento com base nos dados fornecidos e, em caso de desistência, comunique imediatamente à secretaria da Adufes por meio do e-mail secretaria@adufes.org.br
#Adufes #Ufes #Docência #CarreiraDocente #SaúdeMental
Adufes