A visita incluiu a presença do Conselho de Representantes (CR) no Ceunes para uma reunião deliberativa e inspeção da obra em andamento da futura subsede da Adufes em São Mateus
A Adufes esteve presente no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes), em São Mateus, no dia 4 de julho com a presença da Diretoria, Assessoria Jurídica e docentes que integram o Conselho de Representantes e o Núcleo sobre Processos de Trabalho e Produção de Saúde (NPTPS). A presença no Ceunes, onde está sendo construída uma subsede da Adufes, reafirma o compromisso do Sindicato com a interiorização das ações.
A receptividade da categoria foi demonstrada por meio da participação na Tenda da Adufes, com conversas sobre demandas locais e promoveu debates sobre saúde, condições de trabalho e os desdobramentos do acordo de greve. Jésio Zamboni, professor do Departamento de Psicologia da Ufes (CCHN/campus Goiabeiras), integrante do Conselho de Representantes e do NPTPS, também participou da ação e recebeu sugestões da categoria para os trabalhos do Núcleo.
Obra da subsede
A visita também incluiu uma reunião do Conselho de Representantes (CR) que foi até o Ceunes, prestigiando assim o interior, nas ações da Adufes. O CR inspecionou a obra em andamento da futura subsede da Adufes em São Mateus. Foram feitas sugestões à Diretoria para o acompanhamento do projeto.
A construção foi submetida ao CR para garantir total transparência e por recomendação da Assessoria Jurídica da Adufes, apesar de não haver exigência regimental para isso, uma vez que a construção não se enquadra como aquisição ou alienação de bens. Além de dar anuência ao projeto, o CR reforçou a relevância da nova estrutura para garantir melhores condições de atuação sindical e acolhimento das/os docentes do Ceunes.
Para o professor Carlos Minoru Nascimento Yoshioka, do Departamento de Engenharia e Tecnologia do Ceunes e integrante do CR, a realização de reuniões do Conselho de Representantes nos campi do interior é um movimento importante, contribuindo para uma aproximação maior das/dos docentes com o Sindicato. Além disso, a presença da Assessoria Jurídica e de serviços oferecidos diretamente aos professores no seu local de trabalho reforça esse vínculo.
Minoru reforça que a construção da subsede vai no mesmo sentido. “É uma demanda antiga da categoria. A estrutura física não terá não apenas um impacto prático, mas também simbólico. É um prédio das professoras e dos professores. A visibilidade do espaço fortalece a luta coletiva e deve estimular novas filiações. As pessoas vão frequentar a subsede, as estações de trabalho. É um marco se concretizando. A vistoria já foi realizada e o andamento das obras está dentro do esperado”, avaliou.
Assembleias simultâneas no interior
Na reunião do CR também foi aprovada por unanimidade a compra de equipamentos de áudio e vídeo de alta qualidade para viabilizar a realização de assembleias simultâneas entre os campi. O tema foi submetido ao CR, conforme previsto no Artigo 23 do Regimento Interno da Adufes, que determina a autorização do Conselho para aquisição de bens que ultrapassem 20% da receita mensal da entidade.
A Diretoria se compromete a dar andamento imediato à compra, com a melhor tecnologia disponível, garantindo qualidade nas transmissões e maior inclusão da base do interior para que participe das decisões da categoria.
A presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, que também esteve presente em todas as atividades no Ceunes, avaliou as ações como extremamente positivas. “A gente reforça que o sindicato está comprometido com a valorização das/os docentes de todos os campi da Ufes. A nossa prioridade é promover a construção coletiva da luta, com escuta e participação ativa de todas e todos”, disse.
Adufes