Atuação da Comissão de Negociação da Adufes garantiu reajuste abaixo da média nacional na Unimed de suas/seus filiadas/os

A Unimed acatou a proposta da Adufes no dia 14 de julho e o reajuste será aplicado a partir do faturamento de agosto, com cobrança retroativa ao mês de julho, respeitando a data-base contratual

Após um processo de negociação marcado por resistência da Unimed, o reajuste anual do plano de saúde foi definido em 6,5%, abaixo da proposta inicial da operadora e de índices aplicados em outras seções sindicais. O percentual foi resultado do empenho da Comissão de Negociação da Adufes em meio ao cenário de encarecimento dos serviços de saúde privados e da desregulamentação dos planos coletivos, o que impede a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) de limitar os reajustes.

A negociação começou no dia 9 de maio, quando a Comissão de Negociação, formada por representantes da base e da Diretoria da Adufes, procurou a Unimed para iniciar as tratativas. Houve um esforço do sindicato para antecipar um processo que, historicamente, acaba pressionado pelos prazos.

A proposta inicial da Unimed foi um reajuste linear de 7,92% para os planos Unimed Vitória e Uniplan. A Adufes, por sua vez, apresentou diversos argumentos, estudos técnicos e documentos que justificavam um reajuste zero, diante de fatores como a baixa sinistralidade do contrato e sua rentabilidade histórica, além dos frequentes problemas de atendimento relatados pelos usuários.

Mesmo após a Adufes apresentar uma segunda contraproposta de 3,6%, a operadora manteve o percentual de 7,92%. Contudo, no dia 8 de julho, durante reunião presencial na sede da Adufes com representantes da Unimed, a operadora apresentou uma nova proposta de 6,85%.

Após reunião interna, a Comissão da Adufes encaminhou uma terceira contraproposta, de 6,5%, sustentada por uma série de argumentos, incluindo o impacto financeiro do reajuste na vida das/dos docentes; a confiança construída ao longo do relacionamento com a operadora; os recorrentes relatos de descredenciamentos de profissionais; as falhas no atendimento em regiões atendidas pelas unidades Norte e Sul Capixaba da Unimed; e o constrangimento causado por erros da operadora na emissão de dados para a declaração do Imposto de Renda deste ano.

A Unimed acatou a proposta da Adufes no dia 14 de julho e o reajuste de 6,5% será aplicado a partir do faturamento de agosto, com cobrança retroativa ao mês de julho, respeitando a data-base contratual.

Conquista

A conquista é ainda mais significativa diante de reajustes aplicados a outros planos coletivos de seções sindicais do Andes-SN, alguns chegando próximos a 12%. Além disso, o índice de 6,5% ficou abaixo da média nacional de reajustes observados (6,91%), mesmo considerando que o plano dos docentes não se enquadra na categoria de planos individuais e familiares regulados pela ANS.

A Comissão da Adufes responsável pela negociação foi composta pelas/os diretoras/es da Adufes Ana Carolina Galvão, Fabiana Gonring, Fábio Castro e Luciano Vidon; e pelas/os docentes da base José Guerino Pin, Julio Archanjo, Priscilla Silva e Sonia Dalcomuni.

A Diretoria da Adufes agradece e destaca o empenho e a seriedade da Comissão, que atuou com firmeza, responsabilidade e compromisso com a defesa dos interesses da categoria.

Adufes