Para que a assembleia seja realizada, é preciso que as/os sindicalizadas/os estejam atentas/os às regras do quórum e cheguem antes das 18h30 para que seja possível iniciar os trabalhos
A Adufes convoca todas e todos as/os docentes filiadas/os para participarem da Assembleia Geral que será realizada na sede da entidade no dia 25 de setembro, às 18 horas. Entre as pautas estão a resolução substitutiva à normativa 60/1992 do Cepe/Ufes, considerada danosa à categoria; e a constituição da Comissão Eleitoral responsável por conduzir o processo eleitoral da Adufes que definirá a nova Diretoria e Conselho de Representantes para o biênio 2025-2027.
As eleições da Adufes serão realizadas em novembro, segundo o regimento da entidade. Conforme Artigos 50 e 51 do documento, a Comissão Eleitoral é responsável pela elaboração das normas, pelo escrutínio do pleito e pela proclamação dos resultados, sendo composta por três docentes sindicalizadas/os como titulares e uma/um suplente, que devem ser eleitas/os em Assembleia da categoria.
Os riscos da resolução substitutiva a 60/1992
Quanto à resolução substitutiva a 60/1992, a proposta está marcada para ser apreciada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Ufes no dia 3 de outubro, a toque de caixa, sem a realização de um debate amplo e verdadeiro com as/os docentes. Como está, o texto permite que cada departamento decida sobre reduzir o fator multiplicador do tempo destinado ao planejamento didático das/dos professoras/es, ou seja, para estudo, preparação de aulas, correção de trabalhos/provas e elaboração de materiais. Isso abre espaço para distorções, desigualdades e perseguições internas, ferindo a isonomia entre docentes.
A substitutiva também retira a Adufes da resolução, configurando prática antissindical ao atrapalhar o trabalho em defesa da categoria e da classe trabalhadora. A proposta, amplamente rechaçada, tem sido justificada por uma demanda que representa menos de 8% do corpo docente da Ufes (as/os que NÃO têm dedicação exclusiva – DE), que são casos isolados, principalmente na Medicina e no Direito. Enquanto isso, o texto prejudica mais de 92% das/dos professoras/es (as/os que atuam em regime de DE), ampliando a sobrecarga de trabalho, o adoecimento e a precarização.
Clique aqui e acesse um repositório com todos os conteúdos sobre a resolução substitutiva a 60/1992.
Quórum
Para que a assembleia seja realizada, é preciso que as/os sindicalizadas/os estejam atentas/os às regras do quórum e cheguem dentro do horário que permite o início dos trabalhos. Confira abaixo:
-
A 1ª chamada para a Assembleia Geral será às 18 horas (quórum qualificado);
-
A 2ª chamada é feita 30 minutos depois, neste caso, às 18h30 (quórum mínimo);
-
Se neste horário não houver quórum, a assembleia não pode ser realizada, mesmo que mais sindicalizados cheguem depois;
-
Portanto, é preciso chegar antes das 18h30 e assinar o livro de presença.
Outras pautas da Assembleia Geral
Além de eleger a Comissão Eleitoral e analisar as ações relativas à resolução substitutiva a 60/1992, a categoria apreciará o parecer do Conselho Fiscal (Clique aqui e confira o parecer) durante a assembleia.
Está na pauta, ainda, a eleição do Conselho Fiscal para 2025 (três docentes titulares e três suplentes), responsável pela análise da gestão financeira e patrimonial da Adufes com mandato de um ano. Definir esse grupo é essencial para as atividades do sindicato, uma vez que ele fiscaliza e amplia a transparência das ações da entidade, contribuindo com o trabalho da diretoria ao acompanhar a aplicação dos recursos e elaborar pareceres que serão submetidos à análise da categoria. Qualquer docente sindicalizada/o no gozo de seus direitos estatutários e regimentais pode participar, tanto da Comissão Eleitoral quanto do Conselho Fiscal. Candidate-se!
Confira todas as pautas abaixo:
1) Apreciação do parecer do Conselho Fiscal 2024 (clique aqui e confira o parecer);
2) Eleição do Conselho Fiscal 2025;
3) Constituição de Comissão Eleitoral que conduzirá o processo eleitoral da ADUFES para o biênio 2025-2027;
4) Resolução substitutiva à normativa 60/1992 do Cepe (clique aqui e acesse um repositório com todos os conteúdos sobre este assunto);
5) Solicitação da Reitoria de participação da Adufes no Grupo de Trabalho para elaboração de proposta de regulamentação para aplicação da reserva de vagas às bolsas oferecidas no âmbito do Sistema UAB – Ofício circular 062/2025 – Gabinete da Reitoria (clique aqui e confira o ofício da Reitoria da Ufes);
6) O que houver.
Deslocamento para a Assembleia
A Adufes garantirá o deslocamento de docentes filiadas/os residentes no interior do Estado por meio de transporte compartilhado para que participem da assembleia. Para isso, é necessário preencher o formulário até o dia 23 de setembro. O prazo é necessário para que o sindicato possa tomar todas as providências administrativas e operacionais. O formulário para solicitar deslocamento está disponível clicando aqui.
Espaço infantil
As/Os professoras/es também podem solicitar que seja disponibilizada a recreação infantil para dependentes de filiadas/os durante a assembleia para crianças de até 10 anos. É necessário preencher o formulário de solicitação até o dia 23 de setembro. O formulário para solicitar recreação infantil está disponível clicando aqui.
Em caso de desistência, a Adufes solicita que seja feita a comunicação imediata ao sindicato por meio do e-mail secretaria@adufes.org.br.
Convocação
A convocação para esta assembleia geral também foi publicada no jornal A Tribuna nesta terça-feira, 16 de setembro, conforme imagem no card.
Adufes