Espetáculo já percorreu diversas capitais brasileiras e outros países. Reconhecido em festivais nacionais e internacionais, acumula mais de uma dezena de premiações, incluindo o Prêmio Shell de Teatro, APCA e APTR
No Dia do Professor, 15 de outubro, a Adufes vai oferecer um presente especial à categoria: o espetáculo Macacos, monólogo com Clayton Nascimento, que também é o criador e diretor do espetáculo. A apresentação será às 19 horas, no Teatro da Ufes, campus de Goiabeiras. Cada docente filiado terá direito a um ingresso gratuito, já disponível na plataforma LeBillet. Para acessar a gratuidade, basta inserir o CPF no campo destinado ao código promocional (com pontos e traços). É necessário apresentar contracheque ou carteira digital da Adufes para comprovar a filiação e acessar o teatro no dia do espetáculo. Para emitir sua carteira digital, clique aqui.
As/Os filiadas/os precisam ficar atentas/os porque não haverá retirada de ingresso nem na Adufes e nem na bilheteria do Teatro, o que será feito pelo aplicativo/site da LeBillet. O ingresso não precisa ser impresso, podendo apresentar o bilhete na tela do celular. Além disso, não será permitida nenhuma entrada sem ingresso e não será possível resolver qualquer situação no dia do espetáculo e no teatro. Aposentadas/os podem ir à sede da Adufes e receber auxílio para emissão do ingresso.
A Adufes preparou um tutorial detalhado para orientar sobre a retirada dos ingressos. Clique aqui e leia atentamente para tirar suas dúvidas.
Clique aqui para retirar seu ingresso.
Também há ingressos para o público em geral que custam R$ 100,00. Tem direito a meia-entrada (mediante comprovação), as categorias definidas em legislação e pelo Teatro da Ufes.
O espetáculo coloca no centro da cena o relato de um homem negro que busca respostas para o racismo cotidiano. A dramaturgia foi criada a partir do episódio de racismo da torcida contra o goleiro Aranha, do Grêmio, em 2014, e o título faz referência a uma das ofensas racistas mais difundidas no mundo. Com o palco nu e apenas um batom como objeto cênico, Clayton Nascimento conduz a plateia em um fluxo de pensamentos, desabafos e reflexões que atravessam episódios de violência policial, estatísticas de encarceramento e histórias de grandes artistas negros como Elza Soares, Machado de Assis e Bessie Smith.
Escrita em 2015 e estreada em formato longo em 2022, Macacos já percorreu diversas capitais brasileiras e outros países. Reconhecido em festivais nacionais e internacionais, acumula mais de uma dezena de premiações, incluindo o Prêmio Shell de Teatro, o APCA, o APTR e distinções por relevância temática e cênica. Em 2023, durante temporada no Rio de Janeiro, foi aclamado pela crítica e elogiado por nomes como Fernanda Montenegro, Renata Sorrah e Camila Pitanga.
Clayton Nascimento
Clayton Nascimento é ator, dramaturgo, diretor e professor brasileiro, vencedor do Prêmio Shell de Teatro como Melhor Ator em 2023. Formado pelo Teatro Escola Célia Helena e pela Escola de Arte Dramática, Clayton também é graduado em Educomunicação pela USP, onde atualmente é mestrando na Escola de Comunicação e Artes. Estudou ainda na SP Escola de Artes e na Casa do Teatro, e é professor de graduação no Teatro Escola Célia Helena.
Na televisão, participou das séries Carcereiros, Selvagem, Dois Tempos (Disney Plus), A Caverna de Petra (Globoplay), As Five e da novela Fuzuê (Rede Globo). Atuou como preparador de elenco na Rede Globo e no filme Erva do Gato, dirigido por Novíssimo Edgar, com Gracê Passô e Jup do Bairro.
Em 2024, roteirizou, dirigiu e apresentou o especial Falas Negras pela Rede Globo, que teve ampla aceitação e comoção pública ao denunciar o uso do sistema de reconhecimento facial pelo Estado, que condena injustamente, em sua maioria, corpos negros acusados por crimes que não cometeram.
No início de 2025, Clayton apresentou, ao lado da atriz Renata Sorrah, o 35º Prêmio Shell de Teatro.
Outras Informações Importantes
-
Caso seja pessoa com deficiência e necessite de algum atendimento especial, por favor, após retirar o ingresso, informe sua necessidade pelo e-mail eventos@adufes.org.br até o dia 10 de outubro para que as providências sejam tomadas.
-
A Adufes não custeia o deslocamento para Vitória para assistir o espetáculo.
-
As vendas são limitadas ao número de assentos do teatro.
Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail eventos@adufes.org.br
Serviço
- Espetáculo Macacos
- 15 de outubro
- 19 horas
- Teatro Universitário (Ufes) – campus de Goiabeiras – Vitória-ES
- 1 ingresso gratuito para cada docente filiada/o da Adufes
- Ingressos para o público em geral a R$ 100,00
São pagantes de meia entrada:
- Estudantes (Decreto Federal 8.537/2015)
- Professores e técnicos da Ufes
- Idosos a partir de 60 anos (Lei Federal 10.741/2003)
- Jovens de 15 a 29 anos de baixa renda (CadÚnico)
- Pessoas com deficiência e, quando necessário, um acompanhante- Doadores regulares de sangue (Lei Estadual 7.737/2004)
- Professores do Município de Vitória (Lei Municipal 8.282/2012)
- Jornalistas e radialistas (Lei Municipal 6.217/2004)
- Professores ativos/aposentados de todas as redes, além de servidores de educação conforme Lei Estadual 11.715/2022
- Doadoras de leite humano (Lei Estadual 11.412/2021)
Ficha Técnica
Clayton Nascimento – Diretor, Ator e Dramaturgo
Cyntia Monteiro/Lúcio Bragança Junior – Iluminação
Terezinha Maria de Jesus – Part. Especial
Alex Junior – Diretor de Produção
Beatriz de Franco – Assistência de Produção
Cia do Sal – Produção
Adufes