A Adufes incluiu no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) uma cláusula inédita que garante incentivo à formação e ao aperfeiçoamento de trabalhadoras e trabalhadores do Sindicato. A medida já vinha sendo praticada pela gestão desde 2024, mas agora ela se torna uma política institucional da entidade, com regras definidas e ampliação do escopo.
Estão assegurados diversos benefícios, entre eles:
-
custeio integral da inscrição no Enem para quem quiser ingressar no ensino superior;
-
liberação de até duas horas da jornada diária para frequência em cursos presenciais de qualificação, técnico, graduação ou pós-graduação;
-
auxílio financeiro mensal de até R$ 500,00 para custeio de despesas com a formação;
-
licença-prêmio de 15 dias por ano para quem estiver regularmente matriculado em curso presencial;
-
faltas abonadas em dias de provas ou simulados (comprovados e comunicados com antecedência);
-
estabilidade provisória no emprego durante o período letivo, limitada a quatro anos para graduação e ao tempo oficial dos demais cursos.
Para acessar os incentivos, as/os trabalhadoras/es têm que obter aprovação prévia da Diretoria, sempre em consonância com a área de atuação da/do profissional e os objetivos da entidade, comprovar a matrícula, frequência e aproveitamento. Em caso de abandono ou não conclusão sem justificativa, pode haver ressarcimento proporcional dos valores investidos.
A Diretoria “Adufes Atenta e Forte” considera a medida um marco histórico. Isso porque é a primeira vez em 47 anos de existência que a entidade garante, formalmente, estímulo ao estudo de suas/seus trabalhadoras/es, reafirmando a coerência de um sindicato que representa docentes e defende a educação pública de qualidade.
Adufes