Houve grande participação da comunidade docente da Ufes na enquete nacional “Condições de Trabalho e Saúde Docente”, do Andes-SN, encerrada em fevereiro de 2025, tendo sido a Adufes a seção que mais respondeu ao questionário. Esse envolvimento é positivo, demonstrando disposição da categoria para a mobilização e para o atendimento às chamadas do seu sindicato. Mas também evidencia a necessidade de ações concretas para enfrentar os desafios vividos diariamente por professoras e professores das universidades públicas, considerando o tema do levantamento e o engajamento que despertou.
Neste cenário, o funcionamento do Núcleo sobre Processos de Trabalho e Produção de Saúde (NPTPS) da Adufes emerge como algo fundamental para o avanço nas demandas da categoria, trazendo ao debate a importância de olhar para a questão coletivamente e de maneira contínua com foco no trabalho como promotor de saúde e não de adoecimento.
Nessa perspectiva, é preciso atentar para rotinas que sufocam a criatividade e o pensamento crítico. Esse problema não é de cada pessoa e não pode ser tratado de maneira individualizante, com pirotecnias motivacionais e soluções “resilientes”. É hora de discutir, coletivamente, as condições do trabalho docente. Precisamos transformar o ambiente universitário, ao invés de responsabilizar quem ajuda a universidade acontecer.
Em breve o NPTPS divulgará ações para ouvir e debater essas questões com a categoria docente da Ufes. Fique atenta/o!
Enquete
A Adufes foi a seção com maior número de participantes na enquete nacional “Condições de Trabalho e Saúde Docente”, realizada pelo Andes-SN em todo o Brasil: 244 docentes em atividade e 103 aposentadas/os da Adufes participaram, totalizando 347 respondentes. Em todo o Brasil, 5.974 formulários foram respondidos em mais de 140 instituições. Em junho de 2025 será realizado o Seminário sobre Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente para posterior divulgação do relatório com os resultados parciais da enquete.
O segundo lugar entre as seções sindicais, considerando o número total de respondentes, ficou com a Associação dos Docentes da Unicamp, a Adunicamp, com 249 participantes. Portanto, além da dianteira em números absolutos, a Adufes também conseguiu mobilizar sua base proporcionalmente de maneira significativa, uma vez que possui cerca de 1.600 filiados, ao passo que a Adunicamp tem mais de 2.000 filiados.
Adufes