No dia 26 de junho, independentemente de paralisação, está convocado um ato em Brasília, às 10 horas, em frente ao Ministério da Educação (MEC). Docentes que quiserem ir à capital federal devem enviar e-mail para auxiliarfinanceiro@adufes.org.br até o dia 22 de junho para que seja providenciada a compra de passagens
A Adufes realizará assembleia geral na próxima terça-feira, 24 de junho, às 17h30, para deliberar sobre a paralisação da categoria no dia 26 de junho. A ação foi proposta em reunião realizada em Brasília no dia 13 de junho, na sede do Andes-SN, da qual participaram seções sindicais do Setor das Federais. A presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, esteve no encontro. Esta nova convocação acontece porque a assembleia convocada para o dia 18 de junho não teve quórum.
Independentemente de paralisação, haverá ato em Brasília, em frente ao Ministério da Educação (MEC), no dia 26 de junho. Docentes que queiram ir à capital federal para participar devem enviar e-mail informando o interesse para o endereço auxiliarfinanceiro@adufes.org.br até o dia 22 de junho.
A data (26 de junho) foi escolhida para demarcar um ano da assinatura do Acordo de Greve, cujas pautas estão, em sua maioria, sem resolução até hoje. O Governo Federal vem marcando reuniões com as entidades sindicais sem apresentar soluções para o cumprimento integral do acordo de greve.
Segundo a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, “o governo tem feito ‘mesas de enrolação’ e não avança nem mesmo nas pautas não orçamentárias, como a alteração de uma única palavra no Decreto 1.590/95, que deveria modificar o termo magistério ‘superior’ para magistério ‘federal’, abarcando também docentes da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). O modo como o governo tem se comportado é desrespeitoso com as/os servidoras/es”.
Conforme divulgado pelo Andes-SN, na última reunião realizada com o Governo Federal, em 12 de junho, não houve avanços na pauta das servidoras e dos servidores, apresentada em 31 de janeiro. “E além de não avançar, o Governo Federal ainda teve a ousadia de apresentar à bancada sindical sua pauta sobre a Reforma Administrativa, afrontando trabalhadoras e trabalhadores, o que vem sendo rechaçado e enfrentado pelas entidades há anos”, disse Ana.
A adesão à paralisação está sendo avaliada pelas seções sindicais de todo país.
Além da paralisação do dia 26 de junho, a pauta da Assembleia Geral inclui ainda outros pontos:
-
Apresentação do parecer do Conselho Fiscal 2024 (clique aqui para acessar o parecer)
-
Eleição para o Conselho Fiscal 2025
-
O que houver.
Deslocamento para a Assembleia
A Adufes garantirá o deslocamento de docentes filiadas/os residentes no interior do Estado por meio de transporte compartilhado para que participem da assembleia. Para isso, é necessário preencher o formulário até o dia 23 de junho, às 13 horas. O prazo é necessário para que o Sindicato possa tomar todas as providências administrativas e operacionais.
O formulário para solicitar deslocamento está disponível clicando aqui.
Espaço infantil
As/Os professoras/es também podem solicitar que seja disponibilizada a recreação infantil para dependentes de filiadas/os durante a assembleia para crianças de até 10 anos. É necessário preencher o formulário de solicitação até o dia 23 de junho, às 13 horas.
O formulário para solicitar recreação infantil está disponível clicando aqui.
Em caso de desistência, a Adufes solicita que seja feita a comunicação imediata ao sindicato por meio do e-mail secretaria@adufes.org.br.
Adufes